Como preparar cartazes para impressão em gráfica

Passo 1. Abra um novo documento no Corel Draw. O novo cartaz terá o formato de 310x440mm, porém, como é um material que deverá ser finalizado para envio a gráficas, será necessário colocar sangria (sangramento), e seu formato final será de 316x446mm (três milímetros a mais para cada lado).
Passo 2. Faça um retângulo no formato 3x3mm. Com o objeto selecionado, vá ao menu “Organizar”, “Alinhar e Distribuir”, e “Alinhar e Distribuir” novamente. Será aberta uma nova janela na qual você deverá marcar as opções “No topo”, “À esquerda” e “Borda da página”. Com essa formatação, ele ficará no canto da área de trabalho.
Preparando marcas de corte no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 3. Duplique (CTRL+D) o retângulo três vezes e repita a operação, marcando as opções “No topo” e “À direita”; “Na base” e “À esquerda; “Na base” e “À direita”.
Passo 4. Feito isso, puxe duas linhas guias horizontais e duas verticais, e alinhe-as com os retângulos, conforme mostrado abaixo. Essas marcas representarão a sangria, que é a variação do corte.
Ajustando marca de corte (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 5. Mude o formato dos retângulos para 8x8mm, alinhe-os (como feito no Passo 2), e puxe mais duas linhas guias horizontais e duas verticais para alinhar com os retângulos. Elas demarcarão a margem de segurança, impedindo que informações importantes sejam cortadas.
Ajustando a margem de segurança (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 6. Para impressão, é necessário que usemos o padrão de cores CMYK. Para conferir se você está trabalhando corretamente, veja em sua paleta de cores (na parte de cima, ou a direita). Acima do box “X” há um box com grafismos. Passando o cursor em cima, ele mostrará o padrão que está sendo utilizado.
Passo 7. Caso o trabalho não esteja em CMYK, para alterá-lo, basta ir em “Janela”, “Paletas de cores” e clicar em “Paleta CMYK padrão”.
Passo 8. Faça um retângulo na demarcação da sangria (Passo 2) e insira as imagens e demais informações que irão compor o seu cartaz, cuidando para que elas fiquem dentro da margem de segurança (Passo 3).
Passo 9. Para conferir se as imagens e informações estão adequadas, vá em “Arquivo”, “Propriedades do documento”. Uma nova janela será aberta. Nela, você deve verificar as “Estatísticas de Texto”, que deve ser nula, e “Objetos”, que devem estar em CMYK.
Texto: para a “Estatística de Texto” aparecer “Nula”, você deve converter em curvas todos os textos do documento. A melhor forma para isso é seguir o menu “Editar”, “Selecionar tudo”, “Texto”, e usar o atalho CTRL+Q.
Imagem: para convertê-las para CMYK, selecione uma de cada vez, vá em “Bitmaps”, “Converter em Bitmap”. Na resolução, opte por 300dpi, e no modo de cor, por CMYK, e clique em “OK”. Isso deverá ser repetido em todos arquivos de imagem. 
Verifique as propriedades novamente, para ter certeza que o arquivo está adequado.
Passo 10. Salve seu arquivo com um nome adequado e pronto! Já pode enviá-lo para a impressão. 
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: