Crie efeitos de grafite em muro no Photoshop

Passo 1. Abra a imagem que deseja grafitar. Neste exemplo, escolhemos uma parede em perspectiva, mas nada impede de escolher uma parede reta, pedras, um muro, dependendendo do resultado final desejado.
Parede em Perspectiva (Foto: Reprodução)
Passo 2. Escolha uma fonte, de preferência que se pareça com as usadas na grafitagem. Para o tutorial, foi utilizada a 5Cent (Para instalar esta fonte, descompacte o conteúdo do arquivo na pasta C:\WINDOWS\Fonts e reinicie o photoshop). Escreva sua mensagem. Cor utilizada: F24318.
Fonte inspirada em Grafite (Foto: Reprodução)
Passo 3. Agora vamos fazer um contorno na grafitagem, dando um efeito melhor. Clique em “Layer – Layer Style – Blending Options” ou simplesmente clique como botão direito do mouse na layer e selecione “Blending Options”. Na caixa que abrir, clique em “Stroke”. O tamanho do contorno dependerá também do tamanho da imagem utilizada – no caso foi utilizado o tamanho (size) 60. Na posição (position) escolha “Outside”, ou seja, estamos criando um contorno externo. Em “Blend Mode”, permanece “Normal” e, finalmente, a cor escolhida foi #494650.
Tela Blend Options - Contorno (Foto: Reprodução)
Passo 4. Ok. Agora para podermos redimensionar nossa imagem sem perder a qualidade vamos convertê-la: “Layer – Smart Objects – Convert to Smart Objects”. Observe que no canto inferior da layer surgiu um ícone, o que significa que trabalharemos com um Smart Object. Desta forma poderemos aumentar ou diminuir sem perder a qualidade da imagem.
Smart Object (Foto: Reprodução)Smart Object (Foto: Reprodução)
Passo 5. Com o Ctrl pressionado, clique na miniatura ao lado do nome da layer de Texto. Isso irá selecionar a escrita. Dê um Ctrl+C para copiar.
Seleção (Foto: Reprodução)
Passo 6. Oculte a camada de texto e dê um Ctrl+D para desmarcar a seleção. Adicione uma nova camada acima de todas as outras. Observe que ainda não colamos o que copiamos, aguarde.
Ocultar Smart Object (Foto: Reprodução)
Passo 7. Este passo será realizado se sua imagem estiver em perspectiva, como a do tutorial. Siga o menu “Filter – Vanishing Point” (Alt+Ctrl+V). O comando abrirá uma janela onde definiremos como a nossa imagem irá tomar o fundo (no caso, a parede). Clique formando os quatro pontos e em um tamanho que possa preencher sua escrita. Ao acabar, dê OK.
Ponto de Fuga (Foto: Reprodução)
Passo 8. Finalmente, colaremos a escrita, então dê um Ctrl+V. Se necessário, use o Ctrl+T para “arrumar” o tamanho ou localização da imagem. Se você tem bastante prática nisso, poderá utilizar o “Edit – Transform – Warp” (mas tenha cuidado).
Passo 9. Crie uma nova layer abaixo do Texto, e nela utilize pincéis como se estivesse “manchando” o fundo (muro) de tinta. Pode também utilizar aqueles pincéis com efeito de tinta escorrendo.
Manchas (Foto: Reprodução)
Passo 10. Selecione a layer texto e a recém criada que contém os efeitos, mescle-as: “Layer – Merge Layer” (Ctrl+E) ou ainda, com o botão direito do mouse sobre a seleção, clique em “Merge Layer”.
Ocultar Smart Object (Foto: Reprodução)
Passo 11. Novamente com o Ctrl pressionado, clique na miniatura da layer mesclada, selecionando assim o texto e seu efeito de tinta.



 
Seleção (Foto: Reprodução)
Seleção da Layer (Foto: Reprodução)
Passo 12. Selecione a layer Muro (fundo) e dê um Ctrl+C copiando a textura do mesmo.

Passo 13. Crie uma nova layer acima de todas as outras e dê um Ctrl+V, colando a textura.
Copiada em Nova Layer (Foto: Reprodução)
Passo 14. Vamos agora dessaturar a imagem, retirar as cores deixando a imagem em um tom de cinza. Altere a “Blend Mode” para “Hard Light” e a opacidade deixe em 80%.
Dessaturação e Alteração do Blending Mode (Foto: Reprodução)
Passo 15. Na layer Texto ( a que foi mesclada) adicione uma máscara. Altere a cor principal para preto. Escolha um pincel com pontinhos e passe levemente sobre a escrita, fazendo com que algumas partes do fundo apareça, no caso o muro.
Máscara (Foto: Reprodução)










 
Textura (Foto: Reprodução)
Passo 16. Novamente no topo, criaremos uma nova camada, será a camada das sombras. Selecione a ferramenta “Gradient” com as cores ciza e branco. Clique do lado direito arrastando até o lado esquerdo.
Sombras (Foto: Reprodução)
Passo 17. Altere o “Blend Mode” para “Linear Burn” e a opacidade para 75%. Está pronto nosso Grafite.
Luz e Sombra (Foto: Reprodução)
E aí gostaram do efeito? Você pode testá-lo com outras cores, outros tipos de fundo e fontes diversas, fazendo efeitos muito legais. Até a próxima.
Exemplo numa parede sem perspectiva (Foto: Reprodução)

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: